quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bar des Théatres - o meu Café Lamas em Paris

Como bom carioca que sou, amo um bife com batatas fritas e onde moro ou tenha morado, elegia um restaurante para, ao menos uma vez por semana, comer o meu amado bifinho.

No Rio, o meu preferido é o do Café Lamas, no Flamengo que, para um restaurante brasileiro, é uma instituição: são 135 anos servindo o que considero o melhor Filet Mignon com Fritas do Rio de Janeiro.

Em São Paulo, o meu imbatível era o do Le Vin dos Jardins, na Alameda Tietê que me servia um excelente Contra-Filet com Batatas “Canoa” e em Brasília me fartava no Cavalcante, um pé-sujo na Asa Norte, mais precisamente na 405N.

Quando comecei a frequentar, levado pelo meu amigo e chefe, à época, o Jornalista Tales Faria, o Cavalcante que era o dono já havia morrido, mas para vocês sentirem o drama, o nome mesmo do lugar é Ki Filé. E realmente era um super filet com fritas. Ah, que filet!

Aqui em Paris elegi o Bar des Théatres, que fica no número 44 da Rue Jean Goujon (antes ficava na mítica Avenue Montaigne) , no 8eme Arrondissement, como o meu lugar de filet com fritas.

Outro dia lá fui almoçar com minha mulher e dois amigos aos quais não via há coisa de mais de vinte anos. Foi uma tarde inesquecível com muitas risadas, muitas lembranças e muito carinho.

E muitos bifes: eram seis na mesa (todos pedimos), com direito a muitas batatas fritas e um excelente molho Béarnaise, que para mim é o melhor molho para acompanhar batatas fritas e filet.

Apesar do Béarnaise tem o nome de quem nasce na região de Béarn, ao sudoeste da França, ele foi criado por um Chef de Cuisine do Pavillon Henri IV que fica em Saint-Germain-en-Laye, em um excelente restaurante com o Rio Sena à frente e uma vista de Paris ao longe.

Como o restaurante já era nomeado em homenagem ao Rei Henry IV que nascera em Bearn, este chef resolveu, duzentos anos após a morte do rei, fazer uma nova homenagem, desta vez dando o nome da região de onde ele vinha.

Para quem ficou com vontade, aí vai a receita, para quatro pessoas.

Ingredientes:
1 folha de louro
1 limão
1 raminho de tomilho
125g de manteiga gelada em cubinhos
2 colheres de sopa de estragão fresco picado
2 gemas
4 cebolas roxas pequenas picadas
4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
4 colheres de sopa de vinho branco
Sal e pimenta em grão quebrada a gosto

Como preparar:
• Leve ao fogo, numa panela pequena, a cebola, a pimenta e 1 colher de sopa de estragão, o tomilho, a folha de louro, o vinho branco, o vinagre e o sal;
• Deixe reduzir o líquido, até que sobre apenas 1 colher de sopa;
• Peneire tudo;
• Em uma panela ou tigela, misture bem as gemas com o líquido reduzido;
• Leve ao banho-maria e, sempre batendo, acrescente aos poucos a manteiga em cubinhos, até que forme um molho consistente;
• Retire do fogo e acrescente o restante de estragão e também algumas gotas de limão.

Pronto, agora é só servir. Além de filet, pode ir com salmão e frango.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.