sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Le Cordon Bleu de Paris

Há coisa de dois dias estive na sede do Le Cordon Bleu em Paris, um sinônimo de excelência em culinária, onde pude assistir a uma aula demonstração de uma Chef brasileira, Renata Braune.

Os brasileiros ocupam a sétima colocação entre as mais de setenta nacionalidades e mais de 18 mil alunos em todas as filiais do Le Cordon Bleu em todo o mundo.

Além de ser ex-aluna, formada na Classe de 1991, a Renata é Chef do "Le Chef Rouge" e de mais sete estabelecimentos em São Paulo - nas fotos abaixo temos a apostila da sua aula e as duas receitas que foram apresentadas: dois sorvetes servidos com acompanhamentos quentes.

Renata teve como mestre o Chef Patrick Terrien, que é o Chef número um e o mais prestigiado dos professores da centenária escola e tem como função principal função acompanhar os ex-alunos ao redor do mundo para conferir como a cozinha clássica francesa tem se adaptado à cultura de cada país.

A expressão "Le Cordon Bleu" teve origem no ano de 1578, quando se deu a fundação da Ordem dos Cavaleiros do Espírito Santo, cuja cruz que portavam era suspensa por uma fita azul (le cordon bleu) e, mesmo nessa época, os banquetes oferecidos pela Ordem já eram magníficos.

No fim do século XIX, uma jornalista chamada Marthe Distel publicou um semanário sob o título “A Cozinha Cordon Bleu”, que durante mais de setenta anos ajudou a divulgar uma coleção de receitas inigualáveis, tanto em qualidade, quanto em quantidade.

E, há mais de cem anos atrás, em 1896, Marthe organizou a primeira demonstração culinária para apresentar as receitas do semanário, formalizando assim, a abertura do Le Cordon Bleu de Paris.

No ano de 1984, André Cointreau, herdeiro do Licor Cointreau e do Conhaque Rémy Martin, assumiu a direção da Le Cordon Bleu de Paris e deu início a uma trajetória de expansão: Londres, Kobe, Tokyo, New York, Sidney, Adelaide, Melbourne, Lima, Bangcoc, Seoul, Cidade do México e Ottawa.

No Brasil houve, entre 1998 e 2009, uma péssima experiência em Brasília, resultado de uma parceria entre a a UnB (Universidade de Brasília) e a Le Cordon Bleu: não foram além de cursos rápidos (de até três horas) em instalações provisórias do Clube AABR (Associação Atlética Banco de Brasília), no Lago Sul e outras tantas em 2001, já na UnB.

Entretanto, o Le Cordon Bleu está de volta ao Brasil pelas mãos da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro e do Chef Roland Villard, que assinaram no dia 28/06, um protocolo de intenções para a instalação de uma unidade da escola à Rua da Passagem, 179, em Botafogo, no Rio de Janeiro.

Integrantes do Governo e do Le Cordon Bleu definirão as condições do convênio e a previsão para o início das aulas é fevereiro de 2012.

Serviço:
Le Cordon Bleu Paris
8, Rue Léon Delhomme
75015 - Paris, France
T: +33 (0)1 53 68 22 50
paris@cordonbleu.edu







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.