domingo, 14 de agosto de 2011

Omaha Beach e o Cemitério Americano da Normandia

Continuando na Normandia, mas desta vez no Departamento de Calvados, fomos em “Omaha Beach”, que foi um dos cinco setores nos quais tropas aliadas desembarcam para invasão da Normandia. Os outros quatro setores foram designados como: Utah, Gold, Juno e Sword.

O desembarque ocorreu ao longo do estreito da costa da Normandia no dia 6 de Junho de 1944, o mais conhecido “Dia D” da história militar e deu início à Batalha da Normandia – que também ficou conhecida como Operação Netuno – e marcou o começo da liberação de grande parte do continente Europeu da ocupação Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

Com o estabelecimento de uma base firme de operações na Normandia, a Operação Netuno termina em 30 de junho de 1944, já a Operação Overlord continuaria até as tropas aliadas cruzarem o Rio Sena, em 19 de agosto de 1944.

No 8 de junho de 1944 o exército americano criou um cemitério temporário em Saint Mère Eglise que chegou a ter cerca de 20.000 soldados americanos mas, ao final da guerra mais da metade foram repatriados para ser enterrados nos Estados Unidos e a parte restante foi transladada para Colleville Sur Mer, logo acima da praia apelidada como setor “Omaha” e onde hoje se encontra o Cemitério Americano da Normandia.

O Cemitério tem uma área de 72 hectares e contém os restos de 9.387 militares americanos sendo que a maioria destes morreram durante o desembarque e o restante nas operações seguintes e nele também se encontram os restos mortais dos aviadores americanos mortos em combate nos céus da França e seus túmulos estão assentados ao oeste, de onde fitam os Estados Unidos.

Além dos túmulos o Cemitério é composto por um edifício para visitantes onde há um pequeno museu com a história de toda a Segunda Guerra, com fotografias, filmes, armas, uniformes e muita história e um Monumento Comemorativo.

Enterrada diretamente em oposição à entrada deste edifício está a Cápsula do Tempo, que contem notícias sobre o Dia D, realizada pela imprensa norte-americana presente ao desembarque e aqui enterrada em 6 de junho de 1969, 25 anos após o evento.

A Cápsula está coberta por uma tampa de granito rosa onde se lê "Abrir em 6 de junho de 2044" – quando o evento completará 100 anos e bem ao centro há uma placa de bronze enfeitada com as cinco estrelas de um General, onde se lê a seguinte inscrição: "Em memória do General Dwight D. Eisenhower”.

No Monumento Comemorativo há os nomes de 1.557 americanos que perderam a vida no conflito mas não têm puderam ser identificados ou achados. Estes nomes estão gravados nas duas paredes de um jardim semicircular ao lado leste do monumento.

Nestas paredes formadas por uma série de colunas que terminam em dois pequenos recintos à cada lado onde podemos observar mapas e documentos sobre as operações militares ligadas ao Dia D e logo no centro entre os dois pequenos recintos há uma estátua de bronze titulada "Espírito dos Jovens Americanos" e no lado oeste do memorial há um espelho de água.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.