domingo, 25 de setembro de 2011

O Arc de Triomphe

Quando menino, na primeira vez que morei em Paris na Rue Chalgrin, nomeada assim em homenagem à Jean Chalgrin, arquiteto do Arc de Triomphe, que é ainda e desde sempre, símbolo do patriotismo e orgulho francês.

O arco fica na atual Praça Charles de Gaulle, em uma das duas extremidades da Avenue des Champs-Élysées e foi construído em comemoração às vitórias militares de Napoleão Bonaparte.

Sua construção teve início em 1806 esua inauguração se deu em 1836 e lá estão gravados os nomes de 128 batalhas e 558 generais e, desde 1920, há em sua base o Túmulo do Soldado Desconhecido ("ici repose un soldat français mort pour la patrie"), cuja as cinzas do incógnito combatente francês, morto durante os sangrentos conflitos da Primeira Guerra Mundial, ali repousam desde então.

Com 50 metros de altura, o monumental arco tornou-se o ponto de partida ou passagem das principais paradas militares, manifestações e, claro, visitas turísticas.

Em seus diversos elementos arquitetônicos, podemos destacar os trinta medalhões que, localizados sob sua cornija, fazem, cada um, referência a importantes batalhas travadas pelo exército francês, como: Aboukir, Ulm, Austerlitz, Iéna, Friedland e Moscou.

Seu friso retrata a partida (fachada leste) e o retorno (fachada oeste) das tropas imperiais e, em no interior dos arcos menores, constam gravados inúmeros nomes de importantes oficiais franceses, assim como diversas localidades nas quais se travaram decisivas batalhas no âmbito do expansionismo francês, como: Toulouse, Lille, Luxemburgo, Düsseldorf, Maastricht, Nápoles, Madrid, Porto, foz do rio Douro e Cairo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.