terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Centre Georges Pompidou

O Centre National d'Art et de Culture Georges-Pompidou, simplesmente conhecido por Centre Georges Pompidou ou ainda como Centre Beaubourg – por conta da rua onde se encontra sua entrada principal.

Sua construção iniciada em 1971 e finalizada em 1977 e o complexo abriga museu, biblioteca, teatros e outros equipamentos culturais, tornando-o um dos locais mais visitados de Paris.

Em sua biblioteca há uma vasta coleção de livros, acesso gratuito à internet, jornais e revistas de todas as partes do mundo e televisões com canais internacionais e, há pouco tempo o centro anexou o Atelier Brancusi que abrigava as esculturas do artista romeno Constantin Brancusi, recriando o seu ambiente e as suas condições de trabalho, como a luminosidade de seu estúdio.

Desenhado pelos arquitetos italianos Renzod Piano e Richard Rogers (britânico naturalizado), o projeto foi considerado extremamente arrojado e foi bastante criticado, apesar de inserido em um momento de crise da arquitetura moderna.

Alguns estudiosos da arquitetura consideram o Centro (tanto pela sua arquitetura quanto pela sua proposta) como sendo um dos marcos iniciais da pós-modernidade nas artes e sua implantação configura a existência de um espaço público (a praça do Centro) para o qual as suas atividades internas se estendem.

O Centro Pompidou é um dos principais exemplos da arquitetura high-tech, uma tendência dos anos 70 e que continua a ser explorada até hoje e se inspira na arquitetura industrial e nas novas tecnologias, como as grandes tubulações de serviço e ar condicionado aparentes, as as escadas rolantes externas o sistema estrutural em aço, com sua semelhança aos sistemas industriais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.