segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Provins, imperdível.

Se você gosta de história não perca um passeio até Provins, a meio caminho entre Paris e Reims, no departamento de Seine-et-Marne.

Uma das cidades medievais mais bem preservados na França e, apesar de estar listada pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade, Provins ainda é relativamente desconhecida dos visitantes estrangeiros.

Nos Séculos XII e XIII, suas feiras atraíam comerciantes de toda a Europa, que ao chegar percebiam que a cidade fazia do comércio de alto luxo a sua especialidade.

A pequena cidade tem 58 monumentos incluídos no rol dos Monumentos Históricos da França e, no lugar de visitá-los um a um, provavelmente você iria preferir dar uma voltinha em suas ruas calmas, venda as fachadas medievais das casas e absorvendo sua atmosfera bucólica.

O Grange aux Dimes (celeiro de dízimos) era originalmente um mercado coberto para abrigar as feiras da primavera e do outono e hoje conta com uma série de cenas recriadas com manequins vestidos de acordo com os costumes da época, passando uma idéia do que era o comércio local de então.

Uma outra atração imperdível é a Tour César, construída à beira de um rochedo para proteger o antigo palácio dos Condes de Champagne, oferece uma magnífica vista panorâmica a partir do alto da torre.

Em Provins você encontra pernoites que vão desde modestos “bed-and-breakfast” até o melhor hotel da cidade, Aux Vieux Ramparts, de 3 estrelas e, se você estiver com crianças ou gosta de um pouco de ação, há dois shows que simulam justas e combates medievais e ainda tem o Festival Medieval Anual, quando são encenados de forma ainda maior as justas, as feiras, as batalhas e, se você vier com trajes de época, a entrada é grátis (veja em www.provins-medieval.com).

A cidade oferece aos visitantes produtos artesanais tradicionais, como cerâmicas, azulejos desenhados, mel e rosas – inclusive, diz uma lenda que a “Rosa Gallica” foi trazido de volta à cidade por Thibault, Conde de Champagne, em 1240 e que continua até hoje sendo um símbolo da cidade.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.