sábado, 22 de outubro de 2011

Amesterdam é mesmo uma beleza.

Confesso que, desde a primeira vez que havia ido à Amsterdam para comprar a licença para o Brasil da exposição “Rembrandt, uma vida em 180 obras”, não tive boa impressão da cidade.

E não falo do ponto de vista da sua importância histórica, da beleza de sua arquitetura e de seus canais ou mesmo da simpatia de seus habitantes: não sei se por conta da época, era verão e a cidade que é bem pequena, estava apinhada de turistas – a maioria muito mal educada e... “doidona”.

Ou talvez fosse ciúmes quando algum amigo me dizia que deixaria minha amada Paris para passar poucos dias em Amsterdam, o que era, até pouco tempo atrás, imperdoável para mim.

Claro que nesta ocasião fiz o básico de um turista de primeira viagem: passeio de barco pelos canais, a Casa de Anne Frank, o Rijksmuseum, o Museu Van Gogh, a Casa de Rembrandt, o quarteirão da Antiga Sinagoga Portuguesa e o prédio da primeira bolsa de valores do mundo, o Beurs van Berlage, hoje o Berlage Exhibition Centre - onde a tal exposição estava acontecendo.

Mas durante essa semana que passou pude, apesar de ter ido à trabalho, andar pelas ruas, frequentar lugares com holandeses e percebi uma gente amável, simpática e linda - é mesmo impressionante como são bonitos, homens e mulheres - e, devo confessar que a cidade me conquistou.

Antes que esqueça: essa exposição poderá ser visitada por Cariocas, Mineiros e Paulistas ao longo de 2012 que, se valendo de cópias certificadas e mostrará, em ordem cronológica, um total de 184 telas e 50 estudos em seus tamanhos reais, produzidos através de nova tecnologia desenvolvida que é capaz de imprimir em papel, com a mesma aparência, textura e luminosidade das telas originais.

Esta exposição é a prova de como a tecnologia pode democratizar a cultura no mundo: ela reúne obras que estão espalhadas pelos quatro cantos do planeta, obras que foram danificadas ou até perdidas, trazendo toda a genialidade e um dos mais admirados pintores de todos os tempos para perto da população da cidade que a receber.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.