sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bistro

Hoje em dia, bistro é uma designação comum a qualquer restaurante ou bar pequenos e simples, porém aconchegante e são, especialmente, populares na França, onde se servem bebidas alcoólicas, cafés e comidas simples, quase caseira, a preços razoavelmente acessíveis.

Embora a palavra "bistro" (às vezes escrita bistrot) tenha origem francesa, existe uma lenda afirmando que ela seja de origem russa.

A lenda surgiu devido à existência da palavra "bystro" no idioma russo e diz que durante a ocupação russa de 1814 na França, os soldados e cossacos russos não tinham permissão para beber e, por essa razão, iriam aos restaurantes, gritando "bystro, bystro", que queria dizer "rápido, rápido", temendo a chegada de um oficial.

Um dos lugares que se serve desta lenda é o Chez la Mère Catharine, situado ao número 6 da Place du Tertre no alto de Montmartre: os proprietários – ver foto anexa – afirmam que foi exatemente no seu restaurante que a palavra foi introduzida ao povo francês.

Aliás, no Mère Catherine a comida é realmente um belo exemplo da cozinha de bistro.

Entretanto, a verdadeira origem da palavra é desconhecida, tendo sido usada para denominar os proprietários dos pequenos comércios de vinho e, posteriormente, passou a nomear o estabelecimento em si.

A ponto do termo ser hoje sinônimo de pequenos e tradicionais restaurantes de inspiração francesa e também muito usado por pessoas “antenadas”, que não gostam de falar que vão a um simples restaurante.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.