domingo, 16 de outubro de 2011

Château de Pierrefonds

O Château de Pierrefonds, que fica na cidade homônima, a cerca de 15km de Compiègne, no Departamento de l’Oise e mantém suas características de uma fortaleza e das suas defesas da Idade Média e, desde 1848 o Château de Pierrefonds está classificado como Monumento Histórico francês.

Sua história começa no Século XII quando, conhecido como "le Rocher" de Pierrefonds já havia um castelo e, quase três séculos depois, em 1392, Charles VI, eleva o Condado de Valois (do qual Pierrefonds fazia parte) a Ducado, doando-o a seu irmão Louis de Valois, Duc de Orléans.

Em seu testamento, Valois deixa o castelo original às Irmãs do Santo Suplício e, de 1393 até a sua morte em 1407, construiu um novo castelo – este que está em sua localização atual.

Em 1617, no reinado de Louis XIII, o castelo é propriedade do Prince de Condé e foi sitiado e invadido pelas tropas de Richelieu, que o conquista e inicia o seu desmantelamento, mas por conta do tamanho da empreitada, não chega ao seu fim.

O castelo permanecerá em ruínas durante dois séculos, até que Napoleão Bonaparte o resgata em 1810 por menos de 3.000 francos e, em 1857, Napoleão III ordena ao arquiteto Eugène Viollet-le-Duc que inicie as obras de restauração do castelo.

Hoje, quase inteiramente restaurado, já foi parte de filmagens de longametragens e de séries de televisão, como por exemplo: Les Visiteurs, a série de TV Merlin e Jeanne d'Arc de Luc Bresson.




Um comentário:

  1. Les visiteurs é um filmaço !!!Jean Reno é hilario e o Christian CLavier de Jacquouille la Fripouille também é sensacional.

    ResponderExcluir

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.