quarta-feira, 12 de outubro de 2011

L'Arpège

O L’Arpège, do Chef Alain Passard e o único restaurante que conta com três estrelas no Guide Michelin Rouge e que não serve carnes vermelhas: é isso mesmo, não há um único prato de carnes vermelhas desde 2001 e, mesmo assim, manteve sua cotação inalterada.

Passard comprou, de seu antigo mentor Alain Senderens, um restaurante chamado L'Archestrate e o transformou no reverenciado L’Arpège em 1986 sendo que em seu primeiro ano já contava com uma estrela Michelin, em seu segundo ano conseguiu sua segunda estrela e, desde 1996, alcançou sua terceira estrela.

Conheci o L’Arpège, instalado no número 84 da Rue de Varenne, no 7éme arrondissement, quando ainda servia carnes vermelhas, no ano de 1998 e, por sorte, tenho retornado de tempos em tempos e afirmo, sem sombra de dúvida, que é um lugar místico: a química, a consistência e a apresentação dos pratos atuais fazem com que o mais ávido dos carnívoros, como eu, se esqueça de seus instintos e saboreia uma cozinha divina.

Me lembro de uma vez quando éramos um grupo de seis e o sommelier havia achado uma moça que estava em nossa mesa muito bonita a ponto de nos oferecer vinhos maravilhosos, "por conta da casa" - mas é claro que pagamos.

Em uma outra ocasião uma pessoa que estava à nossa mesa, ao pedir a conta, saca a seguinte: - l"a douloureuse s'il vous plaît!". E, para meu espanto, a conta apareceu.

Oignon rings, persil frit

Gratin d’oignons doux des Cévennes, basilic pourpre
Ravioles de betteraves et celeri, eau de tomate

Tomates et oignons confits, sauge et romarin

Trio de betteraves

Volaille fumée à la feuille de figuier, ainda na panelinha…

… E já no prato, com apresentação

Salão e Equipe

Detalhe do Salão

Fachada simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.