sábado, 1 de outubro de 2011

Le Jardin des Tuileries

O Jardin des Tuileries se situa entre a Place de la Concorde e Carroussel du Louvre e é, desde 1991, listado como patrimônio da UNESCO e foi criado no Século XVI, ao estilo italiano, por ordem de Caterine de Médicis, para decorar o entorno do Palais des Tuileries.

O Palais de Tuileries começou a ser construído em 1564 também sob as ordens de Caterine de Médicis em num local ocupado anteriormente por uma fábrica de telhas (tuiles), sendo gradativamente ampliado em sucessivos reinados até à sua destruição por um incêndio em 1871 e suas ruínas demolidas de vez em 1882.

Em 1664, o arquiteto André Le Nôtre, autor do projeto do parque que rodeia o Chateau de Versailles, transformou-o num jardim no estilo francês, formal e simétrico, repleto de estátuas para sua ornamentação.

O Musée de l'Orangerie e o Jeu de Paume, sedes de importantes exposições de arte contemporânea, ficam em dois pavilhões dentro do jardim que além disso, oferece uma esplêndida perspectiva da Voie Triomphale, desde a Place de la Concorde, passando pela Avenue des Champs-Élysées, pelo Arc de Triomphe, indo até a de Arche, de La Défense.

Em 2005 o jardim foi transferido à administração do Musée du Louvre e hoje, entre as atividades de lazer para as crianças, estão o teatro de marionetes, os passeios de burro, os barquinhos de brinquedo para navegar no tanque, a roda-gigante e os parques de diversões que lá se instalam de tempos em tempos.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.