quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Musée d'Orsay

O Musée d'Orsay, fica no 6éme no arrondissement, bem à margem esquerda do Sena no local onde fora originalmente, um centro da administração pública até 1871, o Palais d'Orsay.

Entretanto, a construção que hoje o abriga foi uma estação de trens, a Gare d’Orsay, inaugurada em 1898, a tempo da Exposição Universal de 1900, assim como o Grand Palais.

Em 1939 deixou de operar a linha Paris-Orleans e passou a ser apenas uma estação comum, da rede de trens de subúrbios, até ser fechada em 1º de Janeiro de 1973.

Contudo, em 1977, o Governo francês decidiu transformar o espaço em um museu, que foi inaugurado por François Mitterrand, em 1º de Dezembro de 1986, apenas 13 anos após seu fechamento.

Suas coleções apresentam principalmente pinturas e esculturas da arte ocidental do período compreendido entre 1848 e 1914, com obras de Bonnard, Cézanne, Courbet, Degas, Delacroix, Gaudí, Gauguin, van Gogh, Ingres, Klimt, Manet, Matisse, Mondrian, Monet, Moreau, Morisot, Munch, Nadar, Pissarro, Renoir, Rodin, Signac, Sisley, Toulouse-Lautrec, Whistler, Rude, Carpeaux, Rodin, Claudel e Daumier.

Há também exposições temporárias que decorrem paralelamente às exposições permanentes, oriundas essencialmente de três locais: do Louvre, do Jeu de Paume e do Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.