sábado, 5 de novembro de 2011

Os Arrondissements de Paris

Cidade de Paris é dividida em 20 regiões municipais administrativas, os seus 20 Arrondissements.

Estes 20 Arrondissements são organizados em uma curiosa espiral em forma de caracol – que se desenvolve no sentido horário a partir de um ponto central da cidade localizado no Louvre (1er arrondissement).

Por esta razão é assim que os números mais baixos correspondem a arrondissements mais centrais e números maiores a arrondissements mais distantes do centro e, devo admitir a minha ignorância, para cada número há um nome correspondente, vejam só:

1er = Louvre
2éme = Bourse
3éme = Temple
4éme = Hôtel-de-Ville
5éme = Panthéon
6éme = Luxembourg
7éme = Palais-Bourbon
8éme = Élysée
9éme = Opéra
10éme = Enclos-St-Laurent
11éme = Popincourt
12éme = Reuilly
13éme = Gobelins
14éme = Observatoire
15éme = Vaugirard
16éme = Passy
17éme = Batignolles-Monceau
18éme = Butte-Montmartre
19éme = Buttes-Chaumont
20éme = Ménilmontant

Mas nem sempre foi assim: a primeira divisão, feita em 1795, contava com apenas 12 arrondissements, sendo 9 na margem direita do Sena e 3 na margem esquerda e sua forma era bem menos regular que a existente hoje em dia, estabelecida em 1860 por Napoleão III.

Hoje, cada un dos 20 arrondissements é dividido administrativamente em quatro quartiers (1/4) , que correspondem aproximadamente aos quartos noroeste, nordeste, sudoeste e sudeste do respectivo arrondissement.




















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.