segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Os Caminhos do Jazz, em Paris

Há muitos anos atrás, em 1994, patrocinei através de uma agência que trabalhei, uma viagem do fotógrafo, Jefferson Mello, os Estados Unidos e algumas capitais da Europa para fotografar os diferentes ambientes e clubes de jazz.

Ao final de 1995 o produto desta viagem virou uma exposição de fotos no Fashion Mall, no Rio de Janeiro e, a partir de partir de 1996, o Jefferson conseguiu novos patrocínios (nosso inclusive) e dedicou boa parte de suas férias, viagens, economias, forças e paixões à produção de um livro: Os Caminhos do Jazz.

Depois de seis anos e paradas em Nova Orleans, Nova York, Chicago, Los Angeles, Havana, Buenos Aires, Santiago do Chile, São Paulo, Rio de Janeiro, Londres, Praga, Moscou, Tóquio, Milão, Londres e, naturalmente, Paris, o livro reuniu 280 fotografias escolhidas entre mais de 4 mil imagens.

Segundo o autor, nos países do Leste Europeu, os músicos que viveram sob o jugo da Cortina de Ferro desenvolveram um apurado gosto para o jazz, única forma na qual podiam se expressar sem risco de serem censurados e mais: que é impressionante a influência que eles tiveram do Jazz praticado na França.

Já em Paris há mais de vinte clubes de jazz que são mundialmente famosos e em suas apresentações podemos encontrar os melhores músicos do gênero em todo o mundo, entre eles Le Baiser Salé, Caveau des Oubliettes, Caveau de la Huchette, Duc des Lombards, Lionel Hampton Jazz Club e Sunset/Sunside.

E mais, a França foi escolhida para ser a residência dos maiores músicos e intérpretes americanos do gênero, gente como Sidney Bechet, Nina Simone, Charlie Byrd, Charlie Parker, Archie Shepp e muitos outros que puderam influenciar o jazz francês que hoje em dia conta com importantes festivais anuais de jazz, como o Banlieues Bleues em Seine-Saint-Denis, o Blues Passions em Cognac, o Europe Jazz Festival em Le Mans, o Paris Jazz Festival, o Reims Jazz Festival e o Tourcoing Jazz Festival.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.