terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Depois das ceias, as cheias

Por conta das constantes chuvas em toda a França, o Sena está bem acima do seu nível normal.

Como saio para passear com os cães lá embaixo, pedrto da margem, a Grande Cheia de 1910 não me sai da cabeça - acho que fiquei impressionado com a exposição sobre o tema, “Paris inondé”, que esteve exposta já há algum tempo na Galerie des Bibliothèques.

O material era realmente assustador e muito mais surreal do que um filme do Buñuel: burgueses abastados atravessando avenidas alagadas, o risco de epidemias, 150.000 desalojados e 80.000 edifícios inundados.

Contudo o material tornava evidente que, apesar da gravidade da situação, o povo de Paris e o governo compartilharam um raro momento de solidariedade para superar as dificuldades apresentadas pela falta de abrigo e moradia, pela escassez de alimentos e pela interrupção no sistema de transporte.

Hoje as margens do Sena amanheceram semi-cobertas pelas águas a tal ponto que as peniches ancoradas às margens estão sem acesso e um aviso da prefeitura que se o rio subir pouco mais - entre 80cm a 1m - poderá haver algum tipo de dano à cidade.

E mais uma vez aproveito para desejar que 2012 seja repleto de realizações pessoais e profissionais, com muito carinho e amor e que, se chovesse felicidade, eu lhes desejaria uma tempestade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.