segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Itaú Cultural em Paris

Por ocasião do Ano da França no Brasil, em 2009, a Maison Européenne de la Photographie expôs no Itaú Cultural a mostra “A Invenção de um Mundo” e agora, dá-se o caminho inverso, com o Instituto trazendo para a Maison, que fica aos número 5/7 da Rue de Fourcy, no 4ème arrondissement, a exposição “O Elogio da Vertigem”, com imagens que fazem parte do acervo Itaú.

Inaugurada terça passada no prestigioso centro da arte da fotografia, internacionalmente reconhecido por seu trabalho de difusão em prol da fotografia, a mostra vai até o dia 25 de março.

Essa exposição exibe a originalidade e o desenvolvido grau de experimentação dos fotógrafos brasileiros que ajudaram a expandir os seus territórios nas artes visuais em dois importantes momentos da fotografia brasileira: o período modernista e o contemporâneo.

No primeiro, entre o final da década de 1940 e o início da de 1960, fotógrafos brasileiros criaram no país uma fotografia mais onírica e menos assertiva que em um de seus desdobramentos auxiliou na conceituação e na criação da corrente artística denominada de Concretismo, sobretudo pela produção do artista Geraldo de Barros, entre outros que responderam, assim e ainda que tardiamente, aos impulsos das vanguardas estéticas européias do início do século XX.

Com o golpe militar de 1964 o experimentalismo no campo da fotografia arrefeceu por mais de duas décadas, retornando apenas com o início da redemocratização, ocorrida em 1985.

Surgiu então o segundo momento retratado, quando um forte núcleo da produção forma o módulo contemporâneo da mostra, com nomes como Vik Muniz, Miguel Rio Branco, Mario Cravo Neto e Cláudia Andujar, cujo trabalho revela como o experimentalismo foi retomado e levando a fotografia brasileira a ser reconhecida no circuito artístico e cultural com ótima presença em importantes exposições mundo afora.

No total, serão apresentadas 88 obras de 42 artistas como Thomaz Farkas, German Lorca, José Yalenti e Geraldo de Barros e, contemporâneos como Vik Muniz, Rosângela Rennó, Miguel Rio Branco, Claudia Andujar e Rodrigo Braga.

A exposição “O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira”, ficará em cartaz na Maison Européenne de la Photographie de 17 de janeiro a 25 de março de 2012, com abertura de quarta-feira a domingo – fechando também em dias feriados – das 11h00 às 20h00 e por um custo bem em conta: a tarifa inteira é de 7 EUROS e a reduzida é de 4 EUROS.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.