sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Galerie Nationale du Jeu de Paume

A Galerie Nationale du Jeu de Paume é um museu e galeria de arte contemporânea nos Jardins des Tuileries e fica em um prédio construído em 1861 durante o Segundo Império - sob Napoleão III - e que servia, originalmente, para abrigar as quadras de tênis curto - ou tênis real - precursor do atual jogo de tênis como o conhecemos.

Durante a Ocupação Nazista, entre 1940 a 1944, foi usado para armazenar os bens saqueados pelo Regime Nazista dos judeus franceses e parte destas obras foram remetidas para o Fuehrermuseum em Linz, como parte do esforço dos alemães para vender a "arte degenerada" (arte moderna "indigna", segundo os nazistas) no mercado internacional.

Várias obras que não conseguiram ser vendidas, incluindo peças de Pablo Picasso e Salvador Dalí, foram destruídas em uma fogueira no chão, na noite de 27 de julho de 1942.

Até 1986 o Jeu de Paume abrigava a mais importante coleção de pintores impressionistas da França, que desde este ano se encontra no Musée d'Orsay e após uma grande reforma e reformulação, adotou a denominação de Galerie Nationale du Jeu de Paume - apesar de também ser chamada de Galerie Nationale de l'Image - e produz exposições, filmes, seminários, edições e também apóia arte online, através de seu site.

1, Place de la Concorde
8ème arrondissement
Telefone: 01 47 03 12 50
www.jeudepaume.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.