segunda-feira, 26 de março de 2012

Primavera em Paris: todos à rua

Já falei antes que o parisiense tem uma certa proximidade com o carioca, claro que somos mais simpáticos e bonitos, mas realmente temos coisas em comum, como a paixão pelo sol e pela vida ao ar livre, por exemplo.

Por estas bandas entramos na Primavera e com ela toda uma mudança acontece na vida das pessoas, pequenos detalhes de alegria, por assim dizer.

Da janela vejo muito mais pessoas e muito menos casacos, apesar da temperatura diurna variar entre 8º e 20º, vejo também uma transformação a cada dia que nasce nas copas das árvores, nos canteiros de flores e nos gramados que aos poucos vão florescendo.

E aos poucos também vai florescendo a alegria dos que aqui moram, natos, de adoção ou Nonatos: uma alegria contagiante que faz com que as pessoas queiram ir aos parques, aos jardins, ficar do lado de fora dos cafés e restaurantes ou simplesmente passear e curtir a cidade sem aquele frio do inverno.

Definitivamente um colorido diferente, especial está tomando conta da cidade, uma mistura de cores, sensações e humores mais leves, mais hospitaleiros como se um interruptor tivesse sido ligado.

Vejo homens e mulheres, garotos e garotas, senhores e senhoras andando de bicicleta, correndo, fazendo jogging ou se exercitando ao ar livre sem se preocuparem em se agasalhar demais, só na medida certa para deixar uma certa tez rosada aparecendo, vez ou outra, nas pernas e nas bochechas.

Até os cachorros aqui de casa perceberam a mudança e estão mais felizes do que nunca: saem três vezes por dia, caminham sempre uma grande distância e aproveitam a claridade, já que faz sol das oito da manhã às oito da noite.

Sei que sou suspeito para falar já que adoro Paris, seja no Outono, no Inverno, na Primavera ou no Verão porque há uma sutil diferença entre estas estações e a maneira com a qual a cidade interage com cada uma delas.

De minha parte continuo a colaborar com o “climão” vigente: saio para mais um passeio com os cães e ainda vou aproveitar para tomar um sorvete de casquinha na ilha aqui em frente.  

Um comentário:

  1. Deve ser um sonho! Como eu amo Paris! Um dia quem sabe! Parabéns Pedro Nonato!

    ResponderExcluir

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.