quinta-feira, 29 de março de 2012

Rungis, o mercado que abastece Paris

Instalado perto de Orly desde 1969, o mercado de abastecimento de Rungis é onde Paris vai se abastecer de flores, carnes e aves de todos os tipos, peixes de todos os mares, frutas, legumes, hortaliças e é considerado hoje como o maior de seu gênero em todo o mundo.

Apesar de abrir todos os dias ao público, são principalmente os profissionais (donos ou gerentes de restaurantes, merceeiros, açougueiros, queijeiros, floristas etc...) que lá vão se abastecer seus estabelecimentos com o melhor da produção nacional e, é claro, da internacional também.

O ambiente é super concorrido e animado, como se estivéssemos em feiras como as de antigamente no interior de Paris, quando o antigo mercado de abastecimento de Baltard servia de templo do bem comer.

Foi nos corredores do mercado de Rungis que muitos produtos estrearam na gastronomia francesa, como o kiwi, os mini-legumes ou ainda as flores comestíveis e, com o raiar do dia, muitos homens de avental branco, que passaram a noites em branco e no frio dos balcões frigoríficos, lá continuam para que cada um possa encontrar para sua mesa o melhor que a França e outras partes do mundo têm a oferecer.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.