segunda-feira, 5 de março de 2012

Sèvres, cité de la céramique

Em Paris há o Musée des Arts Decoratifs, no Louvre, que tem maravilhosas peças em porcelana mas se você realmente gosta da sua história, não pode deixar de conhecer a Manufacture Nationale de Sèvres – uma fábrica que fica ao 2, Place de la Manufacture, em Sèvres, a apenas 10km do Arc du Triomphe, a cerca de 16 minutos de carro.

A porcelana começou a ser trabalhada pelos franceses por volta de 1600 e, por meados do Século XVIII, foi descoberta em Limoges, a caulinita, um ingrediente-chave na criação de porcelana, que era ao mesmo tempo fino e forte e, nos próximos 50 anos a porcelana viveu seu auge na França.

Em 1740 foi criada, no Chateau de Vincennes, uma fábrica de porcelana sob as ordens de Louis XV, sendo depois transferida em 1756 para a cidade de Sèvres onde novas instalações foram especialmente concebidas para abrigá-las, perto do Palais Bellevue, de propriedade de Madame de Pompadour.

No ano de 1759 tornou-se uma fábrica real, sendo depois uma instalação Imperial e hoje em dia é gerida pelo Ministério da Cultura francês e conta uma coleção de mais de 50.000 objetos de faiança, cerâmica e porcelana e de todo o mundo – cerca de 5.000 fabricados em Sèvres, onde aliás o design e a produção ainda continuam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.