quinta-feira, 26 de abril de 2012

Reaberto em Paris o Palais de Tokyo

Reabriu nesta última quinta-feira, dia 17, aqui em Paris, o Palais de Tokyo, um super espaço dedicado à arte contemporânea com cerca de vinte e dois mil metros quadrados e com a expectativa de se tornar o pólo maior da criação e vanguarda em toda a Europa.

Alojado em um monumental prédio de estilo Art Deco – construído em 1937 – e muito próximo da Tour Eiffel, permaneceu fechado durante dez meses para obras de reforma e de agora em diante será o "antimuseu por excelência", afirmou seu diretor Jean de Loisy, durante a apresentação à imprensa do novo templo da arte.

Em quatro andares, o Palais de Tokyo vai propor exposições temporais, monografias sobre artistas de diferentes gerações, dando carta branca aos criadores.

A renovação, no valor aproximado de 20 milhões de euros, ficou a cargo dos arquitetos Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, que optaram por derrubar paredes e divisórias, abrindo um imenso espaço subterrâneo.

A reabertura foi celebrada do meio da noite do dia 17 até a meia-noite do dia 18, durante 28 horas “non stop” que foram marcadas por concertos, conferências, espetáculos: a idéia era a de se transmitir "uma intensa visão acelerada e alucinatória da energia que afluirá ao local nos próximos anos", anunciaram seus organizadores.

Mas ainda há dois espaços fechados: o auditório de 500 lugares que ainda procura um mecenas que patrocine a sua renovação e o seu restaurante, com vista para o Sena, que só abrirá em setembro deste ano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.