domingo, 6 de maio de 2012

Cité Internationale Universitaire de Paris

A Cité Internationale Universitaire de Paris é um lugar único no mundo, formada por diversas “maisons” e que promove, através da cooperação intelectual, uma aproximação entre as diversas culturas do mundo.

Construída em um parque arborizado de 40 hectares, fica no número 7 do Boulevard Jourdan, no 14ème arrondissement, a Cité Internationale Universitaire acolhe atualmente mais de 30 “maisons”, 120 nacionalidades e 6.000 alunos.

A “Maison du Brésil” foi concebida por Le Corbusier e Lucio Costa, e inaugurada por André Malraux em 1959 e desde então acolhe professores, pesquisadores e estudantes brasileiros que vêm a Paris em programa acadêmico, ou ainda artistas e profissionais brasileiros em estágio de aperfeiçoamento.

Ao longo do tempo, foi a residência temporária de Joaquim Pedro de Andrade, Jaime Lerner, Zuenir Ventura, Sebastião Salgado, Arthur Moreira Lima, Zózimo Barroso do Amaral, Antonio Abujamra, Francisco Rezek e muitos outros.

Inteiramente restaurado em 2000, o prédio no qual ela funciona recebeu uma infra-estrutura moderna mas conservou seu projeto arrojado e original de Lúcio Costa e Le Corbusier e dispõe de alto prestígio no campo da arquitetura e está, desde 1985, inscrito no Patrimônio Histórico e Cultural francês e, enquanto marco formalmente reconhecido da arquitetura do século XX, é visitado por centenas de turistas, profissionais e estudantes de arquitetura de todas as nacionalidades.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.