segunda-feira, 21 de maio de 2012

O Mobilier National

Quem visita os museus nacionais ou os palácios e castelos na França nota o perfeito estado do mobiliário exposto. O que a maioria dos turistas não vê é que tribunais, prédios administrativos, palácios e muitos outros ambientes oficiais guardam verdadeiros tesouros como peças de mobiliário.

Quem cuida deste patrimônio histórico e cultural é o a antigo Guarda-Móveis da Coroa, hoje conhecido como “Mobilier National”, situado no 13ème arrondissement, em um imponente edifício de concreto, concebido pelo arquiteto Auguste Perret e construído em 1937 e que abriga 7 diferentes ateliers, 356 profissionais de mais de 50 diferentes ofícios responsáveis pela conservação, restauração e criação das peças de madeira, de metal e de tapeçaria dos mais de 100.000 objetos de mobiliário destinados ao Palais de Élysée, ao Hôtel Matignon, às dezenas de ministérios, às centenas de embaixadas e aos milhares de outras entidades da República Francesa.

Na maioria dos casos os profissionais que se formam no Mobilier National sempre fazem carreira na própria instituição, como é o caso de Muriel Cinqpeyres que passou os últimos 17 anos dirigindo o atelier de tapeçarias, seguindo a tradição de família: sua mãe fazia decoração com tapeçarias e seu pai trabalhava com adornos.

Mas uma boa restauração nunca é definitiva: deve poder se apagar em proveito da restauração seguinte, respeitando a história do objeto e, mesmo assim, o trabalho é minucioso desde a criação dos ateliers de pesquisa e de criação em 1964 por André Malraux, então Ministro da Cultura.

O Mobilier National expõe suas peças e objetos raros na suntuosa Galerie des Gobelins, no 42 da Avenue des Gobelins, 13ème (www.mobiliernational.culture.gouv.fr): uma bela ocasião para que turistas e os próprios parisienses possam admirar e conhecer essas obras que se enriquecem com constante restauração e cuidado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.