domingo, 17 de junho de 2012

Cannes Lions 2012 - dia 01

Mais uma vez o grito de guerra: “ufa, cheguei!”

Como ano passado, vim de avião para Nice e depois peguei o 210 até Cannes – um ônibus que vai direto pela A8, descendo até o Hôtel de Ville, há 200m do Palais – mas como nada pode ser simples, ao descer do avião, pimba: um alarme de bomba interditou o aeroporto por mais de uma hora e perdi o primeiro ônibus.

No ano passado peguei um TER (trem expresso regional) que, como era dia de sol, estava lotado de gente indo às praias e que parava em todas as estações possíveis (Juan Les Pins, Antibes, Biot etc), mais parecia um metrô de superfície.

Mas frescuras de lado, o que interessa é que aqui estou (portanto, estamos)!

E a tradicional pergunta se repete: afinal, Cannes continuará nosso?


Se depender dos espaços nos quais o Brasil se promove no Palais a resposta é sim, Cannes continuará nosso: lá estão presentes a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e também o jornal Estado de São Paulo, em parceria com a Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).

Como em anos anteriores – esta parceria foi iniciada no festival de 2006 – o objetivo da Apex-Brasil é promover a internacionalização das empresas de design e também atrair investimento estrangeiro para incrementar a produção neste setor.

Já no espaço Estadão/Faap, o gol é oferecer um ponto de encontro e networking onde os presentes poderão usufruir de oferece WiFi gratuito e quem interagir com a FAAP pelo Facebook, ganhará um par de sandálias Havaianas – se os brasileiros gostam, os gringos enlouquecem.

Quanto aos resultados dos julgamentos, só a partir de amanhã, mas se depender do histórico dos últimos dois anos, 2010 e 2011, Cannes continuará nosso.

Os seminários começaram com dois marcantes cancelamentos: o primeiro foi o adiamento da apresentação da Sapient Nitro, que estava marcada para às 10h30 e que foi remarcada para amanhã, segunda-feira, dia 18, às 13h00.

Segundo fontes do festival essa foi apenas “uma realocação natural de agenda”, mas para mim foi porque não havia público suficiente pela manhã deste domingo apesar da segunda apresentação do dia, da Go Viral, que começou às 11h30, ter lotado o Auditório Debussy.

E o segundo foi o cancelamento sem nenhuma justificativa do seminário com o cineasta Ridley Scott que ocorreria nesta segunda-feira, 18: em seu lugar, Cannes escalou Arriana Huffington, do surpreendente Huffington Post – que convenhamos, também é sensacional.

Hoje fui almoçar em Mônaco, onde pude visitar o Museu Oceanográfico e o Aquário e depois fui jantar uma pizza às margens do Mediterrâneo, no antigo porto – hoje remodelado – de Gênova.

Confira as atrações imperdíveis de 2012

Em 2012 Cannes desfila uma lista com atrações de peso em seus seminários: desde CEOs dos principais anunciantes do mundo à artistas, passando por esportistas e políticos como Bill Clinton – mas como não é fácil se organizar para atender à tantas opções, peguei emprestado uma tabela feita pelo jornal Meio&Mensagem que selecionou 11 seminários que são imperdíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.