quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Que Deus abençoe a pluralidade francesa

Se há um aspecto grandioso na sociedade francesa é a sua aceitação da pluralidade, seja de religião, de raça, de etnia, de camada social ou mesmo ainda de orientação sexual.

Ontem no feriado da Assunção de Maria, a Igreja Católica, através da Conferência dos Bispos da França, recomendou que fosse pregado um sermão anticasamento gay em suas paróquias.

Felizmente diversos prelados progressistas se rebelaram, criticaram e ainda se recusaram a seguir essa recomendação expressa do Cardeal André Vingt-Trois e a tradicional procissão fluvial pelo Sena, que abriu as festividades do feriado religioso, foi recebida com vaias no percurso.

Para muitos párocos a Igreja está fazendo política, e este não é o seu papel e líderes da comunidade gay na França condenaram o “ataque da alta hierarquia católica” em pleno feriado e defenderam uma estratégia de “diálogo em âmbito local” sobre o tema.

Aliás, nada mais francês: diálogo para se alcançar um convívio dentro da pluralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.