segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Quatro perguntas ao Grand Palais de Paris


Como uma grande personalidade, o prestigioso espaço dos mais exclusivos desfiles de moda e das mais belas exposições revela seus segredos.

Você mantém boas relações com a Torre Eiffel?

Acredito que hoje em dia, sim, afinal sou a vontade da França de criar, para a Exposição Universal que abriu o Século XX, um edifício ainda mais suntuoso que ela – no total, tenho 8.500 toneladas de aço: mais pesado, portanto, que a torre.

Quando a idéia de um novo palácio das belas artes foi posta em prática, quatro arquitetos foram selecionados para me construírem, harmonizando aço, pedra e vidro e o resultado disso é óbvio: sou aquilo que se costuma chamar de “milagre arquitetônico”.

Qual o seu maior orgulho?

Detenho o recorde de público numa exposição, quando, em 1967, apresentei Tutancâmon e o então Presidente Charles de Gaulle, acompanhado de seu Ministro da Cultura André Malraux, visitou a exposição: nos dias que se seguiram, mais de 1.240.000 visitantes foram registrados e a França descobriu assim cultura de massa entre as minhas paredes.

Você possui algum segredo?

Muitos, mas vou contar dois: tenho um jardim secreto e, mas mais do que isso, tenho cinco colmeias que foram instaladas em 2008 na extremidade esquerda do telhado de minha ala, frente ao Sena: nesta ocasião um comunicado de imprensa foi enviado pela AFP e muitos jornais, revistas, rádios e TVs de todo o mundo vieram cobrir o evento.

Hoje em dia produzo 50kg de mel por ano que é uma espécie de “must have” entre muitas personalidades do mundo inteiro.

Cite três ocasiões ou fatos marcantes.

Um evento de Sonia Rykiel para a H&M, que virou lenda: numa noite de 2009, um parque de diversões foi montado sob as arcadas e é opinião geral de que se tratou de uma das mais belas festas organizadas aqui.

Nos últimos 110 anos recebi mais de 300 exposições, inclusive 40 dedicadas exclusivamente ao impressionismo, provando que Monet, Manet e Cézanne são os pintores prediletos dos franceses.

O show relâmpago de Prince: numa ocasião o artista assistia a um desfile Chanel numa terça; na quarta, ele decide fazer um show na quinta, ele anuncia sua decisão e, na sexta, todos os 11.000 lugares são vendidos em apenas 77 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.