domingo, 16 de dezembro de 2012

A França e o casamento gay


Esse tema é objeto de um projeto de lei que começa a tramitar em janeiro de 2013 e ontem, dia 15, milhares de pessoas se manifestam a favor do casamento gay na França e também ao direito à procriação assistida.

O projeto de lei, da maioria de esquerda, criou uma forte mobilização contrária na imprensa conservadora e gerou enormes manifestações, a seu favor, em grandes cidades como Marseille, Lyon, Toulouse, Montpellier, Nantes e Grenoble - hoje, dia 16, será a vez de Paris.

Estes protestos são uma resposta aos inimigos do projeto de lei, que reuniram pelo menos 100 mil pessoas nas ruas do país no último dia 17 de novembro e seus organizadores (o "coletivo" LGBT- Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais) receberam nos últimos dias o apoio dos partidos de esquerda e dos sindicatos.

Seu objetivo é o de pressionar o governo, que é acusado pelos defensores da causa gay de ter lhes decepcionado por não integrar o direito à procriação assistida em seu texto legislativo, que começará sua tramitação no próximo dia 29 de janeiro, apesar de um compromisso de campanha do atual presidente francês, o socialista François Hollande, de legalizar o que popularmente se chama "o casamento para todos" e "a adoção para todos".

Na última quarta-feira (12), Hollande justificou a não inclusão do direito à procriação assistida para as lésbicas - que já existe na Espanha e na Bélgica -, e deixou à discrição "soberana" do Parlamento a incorporação deste ponto durante a fase de tramitação da lei.

Coincidindo com a mobilização de ontem, a Confederação de Associações Familiares Católicas apresentou uma pesquisa que tinha encarregado ao instituto Ifop, segundo a qual para 55% dos franceses uma família composta por dois adultos do mesmo sexo não é como as demais.

Com informações da Agência EFE.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.