sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Cai o número de católicos na França

Igreja d'Hirson, comprada por uma pianista

Segundo diferentes estudos, o número de católicos na França vem caindo regularmente nas últimas décadas e, paralelamente, o número de agnósticos (sem religião) e ateus vem aumentando e já atinge, respectivamente, quase 19% e 4,2%, de acordo com a Enciclopédia Cristã Universal.

Um outro estudo, do Instituto Nacional de Estudos Demográficos da França, publicada em 2009, revela que 45% dos franceses entre 18 e 50 anos se dizem sem religião e, segundo o instituto americano Pew Research Center, a população católica na França era de 60,4% em 2010 (último dado disponível).

Nos anos 1970, o número de católicos na França era de quase 88%, de acordo com a Enciclopédia Cristã Universal contudo, entre os que se dizem católicos e os efetivamente praticantes há uma grande diferença.

De acordo com uma pesquisa do instituto Ifop, apenas 4,5% dos franceses afirmam ir à igreja todos os domingos e somente 15% dizem frequentá-la "regularmente", ou seja, pelo menos uma vez por mês.

Na França, somente as catedrais pertencem ao governo nacional e, uma lei de 1905, que garante a separação entre a Igreja e o Estado, determina que os bens imobiliários religiosos construídos antes de 1905 pertencem às prefeituras, que têm a obrigação de mantê-los em bom estado e, os prédios religiosos construídos após essa data são propriedade da Igreja.

Como as igrejas não podem receber subvenções - há uma lei contra - há, nesse período de crise, muitas prefeituras que possuem igrejas que não hesitam em vendê-las para não ter gastos com obras, como conserto de telhados ou de eletricidade.

Segundo um levantamento realizado por Benoît de Sagazan, que integra o Observatório do Patrimônio Religioso e possui um blog sobre o tema, há 43 igrejas e capelas à venda na França neste mês de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.