quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Hollande: a menor popularidade em 30 anos



Segundo informações da Reuters, apenas dez meses depois de ter assumido o mandato, o presidente da França, François Hollande, teve a pior avaliação de um presidente francês desde 1981 na pesquisa TNS Sofres para a revista Le Figaro, publicada nesta quinta-feira, no momento em que luta para impulsionar o crescimento econômico e criar empregos.

Eleitores socialistas que levaram Hollande à Presidência em maio de 2012 agora estão questionando a forma como seu governo conduz a economia, que está perto da recessão, com uma série de demissões industriais e com o desemprego no nível mais alto em 15 anos.

A avaliação de Hollande caiu 5 pontos em fevereiro na pesquisa mensal, para 30 por cento, quando os entrevistados foram questionados se eles tinham confiança em seu presidente para resolver os problemas do país.

"Até agora, Elysée podia se parabenizar dizendo que aqueles que votaram no presidente se mantiveram fieis. Isso agora acabou", disse a pesquisa.

A avaliação do primeiro-ministro socialista, Jean-Marc Ayrault, também caiu 5 pontos, para 28 por cento.

De novembro a janeiro, a classificação de confiança de Hollande estava relativamente estável, embora ainda baixa, em cerca de 35 por cento na sondagem encomendada pela publicação, de tendência conservadora.

A pesquisa sugeriu que Hollande só teve um impulso de curta duração com sua intervenção militar no Mali, amplamente elogiada em casa e por aliados como os Estados Unidos.

Dados na terça-feira mostraram que os pedidos de auxílio-desemprego subiram para 3,17 milhões no mês passado, o maior desde julho de 1997, e Hollande admitiu nesta semana que o crescimento fraco tornaria mais difícil cumprir sua promessa de conter o aumento do desemprego até o final de 2013.

O levantamento de 1.000 pessoas foi realizado entre 21 de fevereiro e 25 de fevereiro.
(Reportagem de Alexandria Sage)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.