segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Paris nas lentes do início do Século XX


Pode não parecer mas há, surpreendentemente, muitas fotos coloridas de Paris entre 1907 e 1930 e muitas delas estão reunidas no site Paris 1914 (www.paris1914.com).

O processo da fotografia a cores foi desenvolvido pelos irmãos Lumière, em 1903 e sua técnica era baseada em um composto de emulsão de preto e branco passada através de uma série de filtros de cores (vermelho, azul e verde), concebidos com base em amido de batata mas essa técnica acabou por ser foi abandonada em 1935 em favor do processo Kodachrome (da Kodak) e, no ano seguinte, Agfachrome (da Agfa).

Anos antes, por volta 1908, o banqueiro e mecenas Albert Kahn, ansioso para sua marca na história da fotografia, enviou fotógrafos nos cinco continentes e, graças à essa iniciativa, foi constituído um dos mais importantes tesouros fotográficos em cores do início do Século XX, os famosos “Arquivos do Planeta”, que ficam no Musée Albert-Kahn contam com mais de 72.000 cromos.

Musée Albert-Kahn, musée et jardins
10-14, Rue du Port, Boulogne-Billancourt
Telefone: 01 55 19 28 00
http://albert-kahn.hauts-de-seine.net







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.