domingo, 24 de fevereiro de 2013

Petit gâteau, fondant ou mid-cuit de chocolate?

File:Chocolate Fondant.jpg

Imagine uma sobremesa composta de um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso servido geralmente acompanhado de sorvete: no Brasil - e nos EUA - se chama petit gâteau
(pequeno bolo) mas, aqui na França, é conhecido como mid-cuit (meio cozido) ou fondant (derretido)de chocolate.

Sua história é controversa, alguns defendem que ele foi criado na França, outros que foi criado pelo Chef francês radicado em Nova Iorque, Jean-Georges Vongetrichten, ao errar na quantidade de farinha que usaria na receita de bolinhos e uma outra versão diz que a sobremesa foi criada por um aprendiz de Chef dos Estados Unidos que aqueceu demais o forno para preparar bolinhos, assim mesmo foram servidos conquistando a apreciação dos clientes.

Acredita-se que a sobremesa foi chegou ao Brasil em 1996 no Brasil pelas mãos do Chef francês Erick Jacquin, radicado em São Paulo, que trouxe a receita após esta ser desenvolvida por Michel Brás, outro Chef francês Michel Brás.

A receita original (?) foi adotada e modificada, para que os consumidores pudessem optar por diferentes recheios, por diversos Chefs ao redor do mundo.

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 ovos inteiros
2 gemas

Modo de preparo

Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria.
Unte forminhas de bolinhos com margarina e pulverize chocolate em pó.
Bata os ovos e as gemas de ovo com açúcar na batedeira até ficar bem claro.
Deixe ficar bem fofo e claro.
Junte a farinha de trigo peneirada e o chocolate derretido, misturando com uma espátula, bem delicadamente.
Despeje a massa nas forminhas, sem preenchê-las completamente.
Pré-aqueça o forno e leve para assar de 5 a 7 minutos até os bolinhos crescerem, mas ficarem com o meio mole, assim quando cortamos sai aquela calda de chocolate quente.
A impressão é de que o bolinho ainda está cru, mas se você esperar que o garfo saia limpo, perderá sua calda característica.
Deve-se desenformar quente, diretamente no prato, acompanhado com sorvete de creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.