terça-feira, 26 de março de 2013

Há 142 anos acontecia a Comuna de Paris



Em 26 de março de 1871 eclodiu a insurreição conhecida como Comuna de Paris, que foi o primeiro governo operário da história, logo depois esmagado por tropas francesas conservadoras e estrangeiras no mês de maio daquele mesmo ano.

Foram vários os motivos da revolta, entre eles a derrota da França na guerra franco-prussiana e os termos da paz proposta que foram rejeitados pelo socialista Louis Blanc e pelo anarquista Joseph Proudhon fazendo que, mesmo quando o resto do país já havia capitulado, Paris manteve acessa sua resistência, o que resultou em um cerco de Paris por tropas prussianas durante durante meses.

As privações consequentes deste cerco custaram a vida de milhares de pessoas e, mesmo depois da capitulação, em janeiro de 1871, o drama social dos parisienses era grande, pois o gabinete conservador nacional governava à revelia das necessidades da população de Paris.

A Comuna chegou ao fim após apenas dois meses e de forma sangrenta, com combates que duraram uma semana e que vitimaram cerca de 25 mil pessoas - lembrando que durante seus 60 dias no poder os integrantes da revolta executaram cerca de 500 presos, principalmente policiais e clérigos, entre estes o arcebispo da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.