quarta-feira, 1 de maio de 2013

1º de maio foi comemorado pela primeira vez na França

O Dia do Trabalho, comemorado na França, no Brasil e em várias partes do mundo no dia de hoje (1º de maio), é uma homenagem a uma greve de milhares de trabalhadores ocorrida em Chicago, em 1886, cuja finalidade era a de reivindicar a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias e, dias depois, em 4 de maio de 1886, outra manifestação aconteceu em Chicago e resultou na morte de policiais e protestantes.

Três anos mais tarde, em 1889, o Congresso Internacional Socialista realizado em Paris adotou como resolução a organização anual, em todo 1º de maio, de manifestações operárias por todo o mundo, em favor da jornada máxima de 8 horas de trabalho.

No ano seguinte, milhões de trabalhadores da Alemanha, Áustria, Hungria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Grã-Bretanha, Itália e Suíça fizeram valer as decisões do Congresso de 1889.

O dia 1º de maio foi marcado por uma greve geral, onde os operários desfilaram pelas ruas de suas cidades para mostrar apoio à causa trabalhista e a data passou a ser chamada de “Dia do Trabalho”, comprovando assim o poder de organização dos trabalhadores em âmbito internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.