segunda-feira, 24 de junho de 2013

50th Paris International Air Show



Me senti como um menino ao entrar ontem no 50º Salão Internacional do Ar e Espaço de Paris ou Paris International Air Show, como é mais conhecido por estas bandas e, fora a feira em si e as inúmeras demonstrações de vôo, pude revisitar o Museu do Ar e do Espaço, no mesmo local.

Sediado no Aeroporto de Le Bourget, Paris Air Show tem mais de 100 anos – sua primeira edição foi em 1909 – e é considerado o evento mais antigo do mundo dedicado ao setor aeroespacial sendo, desde a sua criação, o cerne do desenvolvimento do mercado da aviação global.

Em sua edição de 2011 foram recebidos mais de 204 mil visitantes, mais de 151 mil visitantes corporativos, 2.113 exibidores de 45 países, 150 aeronaves em demonstração no solo e em vôos de exibição, 3.200 jornalistas credenciados, 290 delegações de negócios de quase 100 países e contou ainda com mais de 1.400 aeronaves negociadas.

Tenho, desde pequenino, um fascínio fora do comum por máquinas voadoras embora não seja um aficionado e, logo ao chegar andei pelos pavilhões, mas realmente não eram minha praia: stands de empresas de fiações, macacões de vôo, ligas de titânio, não queria ver nada disso: queria ver aviões! – e para fora, ao ar livre, para o pátio de manobras, fui.

E aí, que felicidade, muitos aviões, helicópteros, mísseis, carros de apoio e, para meu deleite, demonstrações de aeronaves em vôo real, com pousos e decolagens a 100m de onde estava, na cabeceira da pista.

Com seus oito aviões a Patrouille de France (a Esquadrilha da Fumaça) fez uma apresentação sensacional e as demonstrações do A380, do A400M, do Rafale, do Sukhoi SU 35 foram muito impressionantes.

Isso sem falar do Breitling Jet Team, com seus jatos (a única esquadrilha de acrobacias privada que usa jatos em todo o mundo), o seu Breitling Super-Constellation (que fez um vôo lindo) e os Breitling Wingwalkers (acrobatas que fazem performances nas asas de dois biplanos) – todos de tirar o fôlego.

Como uma foto vale mais que mil palavras, um vídeo vale mais que mil fotos (brincadeirinha, ok?), mas de qualquere forma deixo a compilação de vídeos de cada dia:

Dia 1: https://www.youtube.com/watch?v=1P8yUYKKugk

Dia 2: https://www.youtube.com/watch?v=4zSABNAWXws

Dia 3: https://www.youtube.com/watch?v=C-WHWRJs1DU

Dia 4: https://www.youtube.com/watch?v=f-vLsdxU0Mk

Dia 5: https://www.youtube.com/watch?v=a_3MBrzMoWY

Dia 6: https://www.youtube.com/watch?v=S4vj9g8OeFE

Dia 7: https://www.youtube.com/watch?v=3lNY9cfD1JI


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.