sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um verão de jazz e ópera na França

O jornalista correspondente Fernando Eichenberg, de O Globo, publicou nesta última sexta (21), uma excelente reportagem sobre os festivais de jazz e ópera do verão francês, que reproduzo e recomendo a leitura, segue a peça:

Jazz e ópera pelos festivais de verão da França

Em Vienne, destaque é Sonny Rollings.
Em Marciac, apresentam-se Diana Krall e Wayne Shorter.





PARIS - Com a chegada do verão no Hemisfério Norte multiplicam-se os festivais artísticos na Europa, a França, certamente, incluída. Para os apreciadores de jazz, Vienne, nos arredores de Lyon, apresenta de 28 de junho a 13 de julho nomes como o safoxonista Sonny Rollins, de 82 anos, e a sensação Youn Sun Nah, coreana com formação musical em Paris que tem conquistado fãs por onde passa.

Já as atrações do festival de Marciac, no sudoeste francês, entre 26 de julho e 15 de agosto, são Joshua Redman, Kenny Barron, um trio feminino de estrelas com a contrabaixista Esperanza Spalding, a pianista Geri Allen e a baterista Terry Line, e também Wynton Marsalis, Diana Krall, Wayne Shorter, Goran Bregovic e o nosso Gilberto Gil. Em Saint-Émilion, terra do vinho de mesmo nome, entre 18 e 21 de julho tocarão Chick Corea e Nile Rodgers, herói do último álbum do duo Daft Punk, e seu grupo Chic, conhecido dos anos disco da cena nova-iorquina da década de 1970.

No celebrado festival de teatro de Avignon, um dos pontos altos será o texto de Peter Handke encenado por Stanley Nordey, com as atrizes Emmanuelle Béart e Jeanne Balibar no palco, de 6 a 13 de julho. No festival de Aix-en-Provence, entre 4 e 27 de julho, destaca-se o retorno de Patrice Chéreau na direção de ópera, com uma uma montagem de “Elektra”, de Richard Strauss.

Na aldeia provençal de Grignan, o Festival da Correspondência, que propõe a leitura de missivas de homens e mulheres das letras, escolheu este ano as palavras da Marquesa de Sévigné, de Edgar Allan Poe, Charles Baudelaire e Gertrude Stein. No festival de cinema de Paris, de 28 de junho a 9 de julho, haverá uma atração extra: nos dias 6 e 7 de julho, entre 9h e 20h, um mercado de pulgas funcionará nos arredores do cinema MK2 Bibliothèque e da Biblioteca Nacional da França (BNF) com antigas revistas de cinema, cartazes, fotografias de filmagens e objetos insólitos ligados a sétima arte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.