segunda-feira, 29 de julho de 2013

Potager du Roi – a horta secreta de Versailles



Nesta última sexta feira estive novamente no Château de Versailles mas dessa vez foi para conhecer um de seus mais secretos jardins, o Potager du Roi – ou seja, a horta do rei, criada em 1678 sob as ordens de Louis XIV por seu jardineiro Jean-Baptiste de La Quintinie e que até os dias de hoje está em plena produção.

O Potager du Roi produz tamanha quantidade de legumes, hortaliças e frutas que tudo se esgota rapidamente na pequena bancada instalada na loja-livraria quando, três vezes por semana, Jacky Proust vende tudo aos moradores do bairro de Saint-Louis, em Versailles e até mesmo para alguns sortudos que vêem de Paris – sempre de de abril a outubro, às terças, quintas e sábados a partir das 10h00.

Segundo a equipe do local, o trabalho consiste não somente em preservar um patrimônio cultural e gustativo de quatro séculos, mas também em transmiti-lo já que as pessoas chegam para visitar uma obra-prima histórica e partem mais instruídas sobre os desafios agrícolas e as formas de cultivo.

Este jardim secreto, outrora reservado à elite e a aristocracia da corte que costumava passear em suas aléias cercadas de cinco mil arvores frutíferas é atualmente aberto a todos e conta com mais de 450 variedades frutas e quase 400 tipos de legumes e hortaliças.

O Potager du Roi oferece uma aula de história ao ar livre e seus visitantes o deixam com o paladar ainda impregnado de sabores e a sensação de ter penetrado, durante sua visita, em um vasto laboratório de criação.

Le Potager du Roi
10, Rue du Maréchal-Joffre
78000 Versailles
Telefone: 01 39 24 62 62
www.potager-du-roi.fr






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.