quinta-feira, 29 de agosto de 2013

França já celebra 1% de casamentos homossexuais



Segundo informações da EFE, as grandes cidades da França registraram 596 casamentos homossexuais nos últimos três meses, o que representa 1% das cerimônias realizadas nesses municípios desde a aprovação da lei que autoriza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

E, de acordo com uma pesquisa publicada hoje pela emissora 'France Inter' a partir dos dados das 50 cidades mais povoadas da França, Paris é a que mais realizou casamentos homossexuais, na frente de Nice e Toulouse.

A capital francesa recebeu 241 desses casamentos, seguida de Nice (37), Toulouse e Lyon (ambas com 28), Estrasburgo e Montpellier (17), Reims (11) e Avignon (9).

Apenas duas das 50 cidades mais povoadas da França não realizaram nenhum casamento gay até o momento, Créteil e Argenteuil, ambas na periferia de Paris.

O volume de casamentos homossexuais é menor que o das uniões civis, legalizadas em 1999. Um mês depois da aprovação do Pacto Civil de Solidariedade (PACS), em apenas um mês e meio foram registradas mil uniões entre pessoas do mesmo sexo.

O dado também é inferior ao registrado na Espanha, onde o casamento homossexual foi legalizado em 2006 e em um ano se chegou a 4.500 cerimônias, o que equivaleria a 1.125 casamentos nos primeiros três meses.

No entanto, a França pode chegar a números semelhantes, já que há mil solicitações que esperam sua tramitação antes que acabe o ano, precisou o 'France Inter'.

A lei que autoriza o casamento homossexual e a adoção por parte de casais do mesmo sexo na França foi promulgada pelo presidente François Hollande, no dia 18 de maio, após sua aprovação na Assembleia Nacional e no Senado.

A mudança legislativa veio acompanhada de uma intensa polêmica que mostrou a divisão da sociedade em relação ao assunto, com grandes manifestações por parte tanto de apoiadores quanto de críticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.