quinta-feira, 15 de agosto de 2013

França sai da recessão



Segundo informações da EFE, a França saiu da recessão graças ao crescimento de 0,5% no 2º trimestre de 2013, o mais significativo desde o 1º trimestre de 2011: o consumo das famílias e o aumento das exportações ajudaram no índice positivo.

O dado divulgado ontem (14) pelo Instituto Nacional de Estatística (Insee), após uma queda de 0,2% do PIB em cada um dos dois trimestres precedentes, representa o crescimento econômico mais significativo da França desde o primeiro trimestre de 2011.

Isso porque, o dado divulgado se mostra mais otimista que as estimativas prévias tanto do Insee como do Banco da França (BdF), sendo que, na metade de ano, o crescimento econômico acumulado pela França é de 0,1%, acrescentou o Insee em comunicado.

O avanço do PIB entre os meses de abril e junho corresponde a um aumento do consumo das famílias (0,4%) e das administrações públicas (0,5%), mas, principalmente, a um aumento de 2% das exportações, frente ao retrocesso de 0,5% registrado no trimestre precedente e, além disso, os investimentos desaceleraram sua queda a 0,5%, após uma baixa de 1% entre janeiro e março deste mesmo ano.

Em comunicado, o ministro de Economia da França, Pierre Moscovici, destacou que o avanço trimestral é "superior às previsões disponíveis e confirma que a economia francesa saiu da recessão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.