domingo, 8 de setembro de 2013

Maior barco movido a energia solar do mundo navega pelo Sena

Maior barco movido a energia solar do mundo,  Turanor PlanetSolar navega pelo rio Sena, perto de Paris, neste domingo (8) (Foto: Benoit Tessier/Reuters)

Segundo informações da Reuters, o maior barco do mundo movido exclusivamente a energia solar foi visto neste domingo (8) navegando pelo rio Sena, na cidade de Epinay-sur-Seine, perto de Paris.

O catamarã Turanor PlanetSolar completou sua primeira viagem de volta ao mundo, após percorrer mais de 60 mil km durante 584 dias, zarpando de Mônaco em setembro de 2010 e retornando ao mesmo porto em maio de 2012.

Pesando 90 toneladas e com 35 metros de comprimento por 23 metros de largura - quando "abre suas asas", equipadas com painéis solares de 515 m² - o Turanor chega a desenvolver uma velocidade de até 26 km/h, embora sua média seja de apenas 9 km/h.

O consumo médio dos motores do Turanor PlanetSolar é de 20 kw e não usa nehum tipo de combustível fóssil, não emitindo portanto gases de efeito estufa, possui seis cabines e nove camas sendo capaz de abrigar até 60 pessoas quando ancorado. Fotos de Benoit Tessier/Reuters.

Catamarã Turanor PlanetSolar completou sua primeira viagem de volta ao mundo em maio de 2012 (Foto: Benoit Tessier/Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.