quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Estátua da Liberdade: presente da França fez 127 anos



Nesta última segunda fez 127 anos que a França deu aos EUA a Estátua da Liberdade, o maior monumento histórico da Idade Moderna: no dia 28 de outubro de 1886, o então presidente dos Estados Unidos, Stephen Grover Cleveland, inaugurava a monumental obra de arte na entrada do porto de Nova York, quando disse "a liberdade tem aqui sua pátria e seu lugar não deve ser descuidado".

A Estátua da Liberdade é considerada a "mãe de todos os imigrantes" que passavam de barco diante do monumento antes de atracar na Ellis Island, única entrada para a imigração, entre 1892 e 1954 nos EUA - calcula-se que cerca de 12 milhões de imigrantes ingressaram por Ellis Island e, sempre que avistavam "Miss Liberty", sabiam ter alcançado o país de seus sonhos.

Doada pelos franceses aos americanos a estátua não só recorda a união entre os dois países durante a revolução dos Estados Unidos de 1775-1783 mas também lembra a proclamação da independência do daquele país, em 4 de julho de 1776 através de uma placa no braço de "Miss Liberty".

Assim como o quadro de Eugène Delacroix - La Liberté guidant le Peuple - o monumento serviria para simbolizar a liberdade iluminando o mundo, mas acabou se tornando símbolo dos imigrantes, que buscavam consolo no verso de Emma Lazarus, inscrito em sua base: "Give me your tired, your poor, Your huddled masses yearning to breathe free, The wretched refuse of your teeming shore. Send these, the homeless, tempest-tost to me, I lift my lamp beside the golden door!"

O governo francês encarregara Frédéric Auguste Bartholdi de projetar uma estátua feminina caracterizada pela dignidade - ele então utilizou o rosto de sua mãe como modelo - e, ao tomar conhecimento as dimensões da encomendada, o artista solicitou a ajuda um engenheiro: o escolhido foi Gustave Eiffel, que projetou o esqueleto da estátua - só depois ele construiria a torre que leva seu nome - enquanto Bartholdi moldou as 350 placas externas de cobre que foram empacotadas em 214 caixas.

As caixas contendo estátua desmontada chegaram a Nova York em junho de 1885, sua montagem só começou após a conclusão da base em maio de 1886 e foi finalizada em quatro meses, quando foi inaugurada em 28 de outubro de 1886.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.