quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Musée du Quai Branly e a Photoquai 2013



A bienal de fotografia Photoquai 2013 - que teve início em 2007 - e que acontece sempre às margens do Sena, no Musée du Quai Branly, em Paris é gratuita, fica em cartaz até dia 17 do mês que vem, foi montada ao ar livre e instalada bem em frente ao museu, não muito longe da Tour Eiffel.

A exposição é fiel à tradição do museu, que é dedicado às artes da África, Ásia, Oceania e Américas, a mostra selecionou cerca de 400 fotografias de 40 artistas de 29 países - todos fora do eixo Europa-EUA, como África do Sul, Bangladesh, Índia, Austrália e por aí vai: o Brasil conta com dois representantes.

A fotojornalista Tanya Habjouqa, que cobre habitualmente as guerras no Oriente Médio, mostra, por exemplo, fotos de palestinos em momentos de lazer, fazendo piquenique ou passeando de teleférico.

Dois brasileiros, ambos mineiros, fazem parte da seleção. Gustavo Lacerda apresenta uma série de retratos de pessoas albinas. A série, que o fotógrafo vem fazendo desde 2009, mostra imagens poéticas onde os modelos, vestidos em tons pastéis, quase se fundem com o cenário. Já Pedro David apresenta dois ensaios batizados: “Homem pedra” e “Rota: Raiz. O primeiro explora o cotidiano de populações que vivem em regiões isoladas do Brasil e o segundo é uma crônica visual sobre as tradições culturais dos séculos XIX e XX que ainda permanecem vivas até hoje, mesmo em regiões distantes dos centros urbanos.

Coisa rara hoje em dia o tema do Photoquai 2013 é o otimismo: o curador espanhol Frank Kalero disse que quis evitar a visão dramática e melancólica freqüentemente associada aos países que estão fora do que se chama “primeiro mundo”.

A figura humana é o tema central e o retrato posado foi o formato escolhido. Na maioria das fotos, cada personagem posa em ambientes que fazem parte de seu cotidiano. Se algumas imagens têm um tom mais artístico, várias delas têm um registro fotojornalístico. As temáticas, no entanto, são inesperadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.