segunda-feira, 14 de outubro de 2013

O Renascimento de Florença no Louvre



Em cartaz até 6 de janeiro no Musée du Louvre - e com co-produção do Museo de Bargello, de Florença - a super exposição "A Primavera do Renascimento: a Escultura e as Artes em Florença de 1400 a 1460" traz detalhes desse imenso movimento artístico e cultural que nasceu em Florença, se irradiou toda a Europa nos Séculos XV e XVI e que ficou conhecido até os dias de hoje como o Renascimento.

Naquela época, Florença já era uma grande cidade, com mais de 100.000 habitantes, muito rica e um um grande comércio mundial, por isso tinha nas suas famílias tradicionais o mecenato como um hábito e por isso manteve sua importante tradição artística - é a cidade de Dante Alighieri.

Mas para Marc Bormand, organizador desta exposição "que permitirá ao público ver as coisas de um jeito diferente, pois ela mostrará que, contrariamente à ideia difundida, o Renascimento Italiano e Florentino não é no começo uma questão de pinturas mas sim de esculturas e de arquitetura. É a escultura que é inovadora, no começo do Século XV."

Nesses anos do Quattrocento, a República de Florença constrói uma imagem de herdeira da República Romana e, para mostrar sua superioridade, a cidade coloca em prática uma política de grandes construções como o Batistério da fachada da Catedral, o Campanário, Orsanmichele e muitas outras que servirão de ocasião para a renovação dos escultores à época, como por exemplo as representações da natureza humana por Donatello, exemplificada com seu deslumbrante Saint Louis de Toulouse, que com seus 2,70m é um dos carros-chefes da exposição.

A exposição inclui ainda uma série de bustos florentinos, incluindo o de Cosme de Médicis: é uma nova etapa do Renascimento com o desenvolvimento do mecenato privado ligado à hegemonia dos Médicis.

Musée du Louvre
99, Rue de Rivoli
1er arrondissement
Telefone: 01 40 20 53 17
www.louvre.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.