quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Morre François Cavanna, criador de "Hara-Kiri" e "Charlie Hebdo"

O escritor e cartunista francês François Cavanna, em foto de outubro de 1978, posa na redação da revista satírica 'Charlie Hebdo', em Paris (Foto: Stringer/AFP)

Morreu hoje (29) aos 90 anos de idade, François Cavanna, fundador das revistas satíricas "Hara-Kiri" e "Charlie Hebdo".

"Com ele desaparece um grande sacerdote do humor na França, mas Cavanna não morreu de todo: Charlie Hebdo continua vivo", disse Charb, atual diretor da publicação.

Ao fundar a "Hara-Kiri", nos anos 1960, "protagonizou uma pequena revolução na imprensa e a forma de fazer humor", completou Charb. "Muitos humoristas devem muito a ele sem saber", disse.

A "Hara-Kiri" ganhou fama ao ter como manchete após a morte de Charles De Gaulle (1890-1970): "Baile trágico em Colombey: 1 morto". A publicação, cujo título irônico fazia referência a uma notícia policial real ocorrida na mesma localidade onde morreu De Gaulle, foi proibida no dia seguinte.

Cavanna não parou de escrever durante mais de meio século. Jornalista, desenhista, romancista, autor de quase 60 livros, impôs uma forma de humor sem tabus nem limites que influenciou várias gerações de autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.