terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Paris e sua greve de táxis

Taxistas bloqueiam a estrada com seus carros perto do Aeroporto de Roissy Charles de Gaulle, perto de Paris, para protestar contra a concorrência dos veículos de transporte turístico (Foto: Thomas Samson/ AFP)
Taxistas bloqueiam saídas do Charles de Gaulle. Foto: Thomas Samson/AFP

Segundo informações da AFP grande número de taxistas se encontravam em greve na segunda-feira (10) nos principais aeroportos de Paris para protestar contra os novos serviços de carro com motorista, que consideram uma concorrência desleal.

Os chamados veículos de turismo com chofer (VTC) podem ser reservados por telefone e, teoricamente, não pegam passageiros na rua, embora segundo os taxistas o façam de maneira ilegal - embora pessoalmente nunca tenha visto ou notado tal prática.

No aeroporto Charles de Gaulle, os grevistas fizeram um 'buzinaço' e exibiram cartazes com o lema '55.000 táxis aborrecidos' e, em Orly, os taxistas bloqueavam o acesso dos passageiros que queriam pegar um táxi.

Ao contrário dos táxis, que têm de pagar por uma elevada licença para trabalhar e são obrigados a respeitar normas muito restritas, os VTC podem alugar carros no exterior e não precisam de permissão especial, salvo uma carteira de habilitação profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.