terça-feira, 15 de abril de 2014

Artistas tentam salvar atelier de Picasso no Quartier Latin

Visitantes observam em museu de Madri a famosa obra de Pablo Picasso que representou o bombardeio em Guernica (Foto: Bernat Armangue/AP)


Segundo informações da France Presse, um abaixo-assinado para salvar o atelier onde Picasso pintou "Guernica" foi lançado nesta segunda-feira (14) na forma de uma carta aberta à prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e ao primeiro-ministro francês, Manuel Valls, ambos de origem espanhola.

A atriz Charlotte Rampling, o cantor Bernard Lavillier, o fotógrafo Lucien Clergue, o cineasta Jean-Pierre Mocky e o violinista Didier Lockwood são algumas das personalidades signatárias dessa carta aberta, lançada pelo jornal "Opinion Internacional".

Na carta, os signatários pedem a Anne Hidalgo e a Valls "a classificação urgente" do Grenier de Grands-Augustins, como é conhecido o ateliê situado nessa rua de Paris, "como lugar de memória".

"Ambos nasceram na Espanha e escolheram viver na França e em Paris. Também foi em Paris que Picasso pintou a tela mais importante do século XX, a 'Guernica', no ateliê (...) no qual viveu de 1937 a 1955. À sua maneira, vocês são herdeiros singulares do 'Guernica', e seus destinos seguem os passos de Picasso", destaca a carta aberta.

Localizado no Quartier Latin, o sótão está fechado ao público desde novembro de 2013, após a expulsão do Comitê Nacional para a Educação Artística, a pedido da Câmara de Oficiais de Justiça de Paris, proprietários do edifício.

Segundo o "Opinion International", o imóvel poderia ser transformado em um hotel de luxo, mas "um dos herdeiros do pintor estava disposto a financiar, integralmente, uma Fundação que mantivesse a vocação patrimonial do edifício".

A comissão regional do patrimônio se reúne em 13 de maio para decidir sobre uma eventual extensão da proteção do edifício, informa o jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.