sábado, 26 de abril de 2014

As dez maiores atrações da Provence

Melhor momento para visitar a Região de Provence-Alpes-Côte d'Azur, no sul da França, com seus campos de lavanda, montanhas, praias belíssimas, cidades medievais é a primavera e o verão no Hemisfério Norte, quando fica ainda mais bonita. Para quem está se programando para visitar a região, reproduzimos a matéria do Globo Online que listou as dez atrações que não se deve perder por lá.


1) Marseille

Marseille não é só a mais antiga das cidades francesas, com cerca de 2.600 anos, mas também o porto mais agitado do país. A bela combinação entre história e modernidade da cidade é bem exemplificada pelo belo Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo (Mucem), que funciona em um prédio arrojado. O Vieux-Port reúne restaurantes e cafés e de lá partem passeios para lindas praias mediterrâneas.






















2) Aix-en-Provence

A arquitetura renascentista, bem preservada em praças e palacetes, é a marca registrada em Aix-en-Provence, onde se respira romantismo e arte. Não é à toa que é a cidade natal do pintor Paul Cézanne, que se inspirou em suas paisagens, como a famosa montanha Sainte-Victoire, e as retratou em diversas telas.






















3) Saint-Tropez

Destino turístico badalado por celebridades e magnatas, Saint-Tropez é o principal símbolo da Côte d'Azur. De Matisse a Brigitte Bardot, o calçadão da cidade já viu passar muita gente boa, e o "people watching" ainda é uma das grandes diversões dos turistas. O charmoso vilarejo, de ruas estreitas, reúne também excelentes adegas e restaurantes.





















4) Avignon

Conhecida como a "cidade dos papas", Avignon ainda hoje usa o período, de 1309 a 1377, quando o comando da Igreja Católica se transferiu para lá, para atrair turistas. O Palácio dos Papas, tombado pela Unesco, realmente vale a visita, mas não é o único encanto da cidade. O centro histórico tem ainda as muralhas medievais, a ponte Saint-Bénezet e muitos museus. No verão, a cidade abriga um prestigiado festival de teatro. É um pecado não ir.






















5) Arles

O conjunto de monumentos romanos e românticos de Arles, cidade fundada pelo imperador Júlio Cesar, é declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Construídas em 90 AC, seguindo o mesmo padrão do Coliseu de Roma, as arenas da cidade sediam corridas de touros. Um hábito tão espanhol quanto Pablo Picasso, um dos tantos pintores que, como Van Gogh e Gauguin, passavam temporadas na cidade atraídos por sua luz única.






















6) Campos de lavanda

Onze em cada dez pessoas que visitam a Provence querem ver de perto os campos de lavanda. De junho a setembro as flores roxas colorem os campos do Planalto de Sault até o Pays Buëch, nos contrafortes alpinos. Nesta época há diversos passeios focados na lavanda e em alguns o turista pode até participar da colheita.






















7) Do Mont-Ventoux ao Lubéron

Chamado de "o gigante provençal", o Mont-Ventoux tem 1.909 metros de altura e oferece uma das melhores vistas para a Provence, o vale do Rhône e até o Mont Blanc, em dias de céu limpo. O roteiro que vai da encosta sul da montanha até o Vale do Lubéron, passando por campos de lavanda e o Planalto de Sault, é um clássico da região, com belas paisagens naturais, vilarejos de montanha e castelos medievais.






















8) Garganta de Verdon

Explorar o Parque Natural Regional do Verdon é um programa obrigatório para os amantes da natureza. A área, inclusive, é considerada um dos parques mais bonitos da Europa. Do alto do vale cortado pelo Rio Verdon as vistas são espetaculares. E para relaxar ou praticar esportes náuticos, nada melhor que o Lago Sainte-Croix, de águas muito verde e tranquilas.





















9) Vinícolas da Provence

Se hoje vinhos deliciosos saem da Provence, a culpa é dos gregos, que implantaram a cultura de uvas na região, no século V AC. Hoje, o enoturismo é um dos fortes da Provence, com ótimos rótulos locais servidos nos restaurantes, bares e adegas e belas vinícolas, sobretudo nas regiões de Côtes-de-Provence e Côtes-de-Rhône, que atraem visitantes de todo o mundo.






















10) Alpes do Sul

A parte alpina da região Provence-Alpes-Côte d'Azur é um dos recantos mais bonitos do país, com serras que podem ser exploradas a pé ou de bicicleta nos meses mais quentes do ano. As serras Galibier, Vars, Lautaret, Izoard, La Bonette e La Cayole fazem parte até do mítico Tour de France, um dos eventos esportivos mais cultuados na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.