sábado, 19 de abril de 2014

"Paris 1900, la Ville Spectacle", no Petit Palais



Segundo informações da Globonews, a exposição "Paris 1900, la Ville Spectacle" em cartaz no Petit Palais até 17/08, recria a Paris de 1900 onde o visitante poderá ver móveis e esculturas e cartazes do movimento Art Nouveau.

Em 1900, Paris foi sede da Exposição Universal, um evento onde foram apresentados os avanços da civilização em vários campos, como a ciência, a tecnologia, a arquitetura. A exposição daquele ano foi a maior já realizada na França e durou quase 8 meses.

Na época, Paris era a cidade mais importante do mundo e ganhou, graças ao evento, uma série de edifícios e equipamentos de infraestrutura urbana que existem até hoje. A primeira linha de metrô, estações ferroviárias, além de pontes sobre o Sena como a famosa Ponte Alexandre III – que tem candelabros dourados, são alguns dos exemplos.

Foram construídos também o Grand Palais, espaço de exposições monumental em funcionamento até hoje e o Petit Palais, outro espaço de exposições - que de pequeno não tem nada - e que abriga hoje o Museu de Belas Artes da cidade de Paris.

Hoje, o Petit Palais recebe exposição ‘Paris 1900, a Cidade-Espetáculo’. Ao todo, são mais de 600 obras entre pinturas, objetos de arte, cartazes, figurinos de época e fotos. O visitante poderá ver móveis e esculturas e cartazes do movimento Art Nouveau, reproduzidos pelo mundo todo até hoje, além de obras primas de Cézanne, Monet, Pissaro, Toulouse-Lautrec, entre outros.

‘O que eu acho mais interessante nessa exposição é que nela dá pra entender bem o talento dos franceses em promover sua própria cultura e como eles construíram, passo a passo, o mito de Paris’, afirma o comentarista Paulo Mariotti, da Globonews.

Veja aqui o vídeo da exposição:
http://www.dailymotion.com/video/x1nakal_exposition-paris-1900-petit-palais_creation

Avenue Winston Churchill
8ème arrondissement
Telefone: 01 53 43 40 00
www.petitpalais.paris.fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.