domingo, 25 de maio de 2014

As comemorações do oitavo centenário de Saint Louis

O ano de 2014 marca o oitavo centenário de nascimento de Louis IX - o único rei canonizado da França e que por isso é hoje mais conhecido como Saint Louis - e também os cem anos do órgão que administra as construções históricas do país, o Centre de Monuments Nationaux.

Por isso diversos monumentos e sítios históricos franceses ligados à Saint Louis como castelos, igrejas e fortalezas prepararam uma programação especial para este verão (no Hemisfério Norte), com exposições, shows e horários prolongados. Listamos aqui sete deles, a saber:

Catedral de Notre Dame

A igreja gótica que inspirou Victor Hugo - e onde Louis IX foi batizado - oferece aos turistas a chance de visitá-la fora do horário de funcionamento normal. Entre julho e agosto, às sextas e sábados, até as 23h00, será possível passar pela galeria das Chimères até a torre sul. Além disso, entre às 18h00 e 19h00, começam os tours em inglês ou francês para pequenos grupos que percorrem a igreja e sobem os 400 degraus até o topo das torres, de 69 metros de altura, com uma bela vista da cidade.



Sainte-Chappelle
Famosa por seus vitrais, a Sainte-Chappelle recuperou - após oito anos de restauração - o arcanjo Miguel na fachada no final de 2013. A bela igreja construída por Louis IX funciona, de maio até setembro, até mais tarde às quartas-feiras, até as 21h30.



Muralhas de Aigues-Mortes

A fortaleza e as torres de Aigues-Mortes, na região de Languedoc, sul da França, abrigam uma completa exposição sobre a história de Louis IX, figura-chave no período das Cruzadas. O nobre usou como base a cidade, cujo nome significa "águas mortas", e partiu de lá em duas expedições para o Oriente. A mostra fica em cartaz até 31 de dezembro.



Château de Azay-le-Rideau
O castelo de Azay-le-Rideau, perto da cidade de Tours, no Vale do Loire, ficará aberto o dia inteiro, de 9h30m às 23h00 no período de 11 de julho a 24 de agosto. Todos os dias têm eventos especiais. Nas segundas, quartas e nos domingos, o monumento é iluminado por mais de mil velas no pôr do sol. Nas terças, entram na pauta os produtos e ingredientes locais. As quintas e sextas têm programação musical e os sábados, eventos voltados a crianças.



Château de Angers
Também no Vale do Loire, o Castelo de Angers foi construído pelo jovem Louis IX com 17 torres no Século XIII para proteger as fronteiras. O monumento abre a exposição "Anjou, florão da coroa de Louis IX" no dia 10 de outubro e a mantém até 25 de janeiro de 2015, com obras de arte dedicadas ao rei santo. Além disso, reconstituições em 3D vão explicar em detalhes as mais recentes descobertas sobre a construção e a arquitetura da fortaleza.



Mont Saint-Michel
Louis IX peregrinou duas vezes até a abadia do Mont Saint-Michel, que, no dia 5 de julho recebe um concerto do grupo Diabolus in Musica com canções do Século IX. De 11 de julho a 30 de agosto, de segunda-feira a sábado, haverá uma apresentação especial de luzes e sons entre 19h00 e meia-noite.



Concièrgerie
O prédio da Concièrgerie, no 1er arrondissement, abre no dia 8 de outubro sua homenagem a Louis IX, abordando as duas facetas da figura lendária. A exposição fica em cartaz até 11 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.