segunda-feira, 19 de maio de 2014

Dez curiosidades sobre o 67º Festival de Cinema de Cannes



Desde a última quarta-feira (14) até o próximo domingo, 25 de maio, o Festival de Cannes reúne mais uma vez celebridades internacionais, representantes da indústria cinematográfica e personalidades mundiais na Côte d'Azur.

Mas você saberia dizer quantas folhas tem o troféu Palma de Ouro ou mesmo quem já o conquistou mais de uma vez? Não? então vejamos a seguir uma série de dez fatos, números e curiosidades sobre um dos maiores eventos cinematográficos no mundo.

Palma de Ouro
O grande prêmio do festival, a Palma de Ouro, tem o formato de uma folha de palmeira e suas 19 folhas, que parecem estar em movimento, são confeccionadas manualmente com ouro de 18 quilates. Esse é também um dos motivos por que o troféu para o melhor filme é tão cobiçado.

Cenário de cinema
Desde 1952, o festival é realizado todo mês de maio, na chique cidade balneária de Cannes, na Côte d'Azur. O bom tempo do litoral mediterrâneo francês faz parte do espetáculo: uma atração certa são as sessões de fotos ao ar livre, diante de cenários históricos.

Problemas financeiros
Fundado em 1946, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Festival de Cannes não pôde se realizar por duas vezes, em 1948 e 1950, por falta de dinheiro e de patrocinadores.

Corrida para a glória
O tapete vermelho sobre que desfilam as celebridades do cinema internacional tem 60 metros de comprimento e que são 24 os degraus que levam até a entrada do Palais des Festivals de Cannes.

Homenagem cobiçada
Atores e realizadores são celebrados e homenageados durante o evento. O prêmio principal, um dos mais cobiçados da indústria cinematográfica, é a Palma de Ouro, entregue desde 1955 ao filme considerado pelo júri como o melhor do festival.

Primeira mulher à frente do júri
Cerca de 60 filmes serão exibidos em Cannes neste ano. Destes, 18 concorrem à Palma de Ouro e 20 disputam na mostra paralela, Un Certain Regard. À frente do júri principal está, pela primeira vez, uma cineasta: a neozelandesa Jane Campion.

Intermináveis sessões de cinema
Na fase preliminar da seleção, 1.700 filmes foram vistos pelos jurados. Produções não escolhidas para a competição também são exibidas durante o festival. É o caso de Welcome to New York, sobre o escândalo de Dominique Strauss-Kahn, ex diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI). O papel principal é interpretado pelo ator francês, naturalizado russo, Gérard Depardieu.

Bicampeões
Oito diretores já receberam duas vezes a Palma de Ouro: Francis Ford Coppola, Shohei Imamura, Bille August, Emir Kusturica, os irmãos Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne, Michael Haneke e Alf Sjöberg.

Marché du Film
São esperados 12 mil participantes para a feira Marché du Film, que transcorre paralelamente ao Festival de Cannes e que reúne produtores, executivos de estúdios de cinema, investidores e demais profissionais do ramo cinematográfico.

Imprensa
Acompanhando o que acontece sobre e para além do tapete vermelho, 4.580 jornalistas acompanham o Festival de Cannes deste ano. Imagine que na edição de 1966 estavam presentes apenas 600.

Com informações da DW.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.