domingo, 18 de maio de 2014

Morre Philippe-Gérard, autor de músicas cantadas por Montand e Piaf



O compositor Philippe-Gérard, que escreveu canções para Yves Montand e Edith Piaf, morreu hoje aos 89 anos e, de acordo com seu filho, o músico lutava há muito tempo contra uma doença, que não foi revelada.

Nascido no Brasil, em São Paulo, Philippe-Gérard, que tem como verdadeiro nome Philippe Bloch, iniciou sua carreira com Piaf, para quem ele compôs a música de "Pour moi toute seule", em 1945, e então "Marie la Française", "Avec ce soleil", "Miséricorde" e "Le chevalier de Paris".

Traduzida para o inglês com o título "When the world was young", essa última música se tornou um hit nos Estados Unidos, sobretudo, na voz de Frank Sinatra.

"Edith Piaf também apresentou meu pai a Yves Montand, que confiou nele ao longo de sua carreira", lembrou seu filho.

A música de Philippe-Gérard também foi interpretada por Eddie Constantine, Henri Salvador, Cora Vaucaire, Juliette Gréco, Jeanne Moreau, Maurice Chevalier e Sacha Distel. Ele ainda compôs a trilha para vários filmes, em especial, do diretor francês Alain Resnais - morto em março deste ano aos 91 anos.

"Era um músico maravilhoso que possuía o dom de colocar as notas certas nas palavras dos letristas", disse à ministra da Cultura da França, Aurélie Filippetti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.